Microgravidade

Microgravidade e queda livre

A microgravidade ou ausência de peso é uma experiência (de pessoas e objetos) sentida durante a queda livre, onde não se possui um peso aparente.


É comum em naves espaciais a aparência de que não existe gravidade, e por isso, as coisas "flutuam". O senso comum vai no sentido de que, como a nave está a uma distância considerável do planeta, a força gravitacional que este exerce sobre os tripulantes da nave, e sobre a mesma, é nula. Conclusão obviamente equivocada !



Tomemos como exemplo a ISS (International Space Station), que está localizada a uma altitude média de 340,5 km. Esta sofre uma aceleração gravitacional de  aproximadamente 8,38 m/s, ou seja, uma diferença inferior a 15% da aceleração experimentada na superfície terrestre.


A sensação da gravidade na verdade ocorre, geralmente, em oposição ao sentido da mesma, pois geralmente sentimos uma força de atuação mecânica como resposta à gravidade. Por exemplo: 
- Quando estamos em pé no chão ou sentados sobre uma cadeira, o que sentimos é a normal ao nosso peso sobre a cadeira, ou o chão, sendo que tais forças anulam a aceleração da gravidade, mantendo-nos parados; 
- A aparente sensação de que a gravidade está puxando nossos membros para baixo, como por exemplo nosso braço. Tal sensação é oriunda de um gradiente de forças que é exercido sobre cada seção transversal do braço devido a uma parte superior ter de sustentar a parte inferior. Então o que sentimos são essas reações.


Caso estivermos em queda livre, cada parte do nosso corpo irá acelerar com mesma intensidade que toda outra parte, assim sendo, não haverá distensões ou algum gradiente de força interna. Em queda, também não há contato com o chão (pelo menos não DURANTE a queda) assim sendo, não há normal de contato a ser sentida. Nesse sentido, em queda livre, qual a força a ser "sentida" pelo nosso corpo ?


Simples: não sentiremos nenhuma força. Nem para baixo, nem para cima. Não sentir nenhuma força para baixo é, digamos, equivalente ao fato de não existir gravidade, assim, estaríamos em um estado de gravidade zero !






Mas lembrando, o fato de estar nesse estado de "gravidade zero" não significa que estaríamos fora de atuação do campo gravitacional da Terra, mas sim que simplesmente estaríamos a cair livremente e toda sensação de forças externas tornaria-se nula.


O termo "microgravidade" é utilizado devido a impossibilidade prática de se conseguir chegar a um estado de total abstenção das forças externas, assim sendo utiliza-se o termo "micro" para denominar 10-6.


Corpos orbitantes podem ser relacionados com a queda livre. Como por exemplo a Lua orbitando a Terra, de certa forma, podemos dizer que ela está sempre a cair, porém a velocidade que esta anda lateralmente é muito grande comparada com sua "velocidade de queda" e sendo a Terra redonda, ao se deslocar para o lado, a Lua acaba por se afastar da Terra, ficando eternamente presa nesta órbita de queda livre, ou caindo eternamente em órbita.